RSS

explicando sobre o cio

hooy gente, eu estava com esse post como rascunho
 a mais de um mês, então resolvi postar
hoje relatamos sobre o cio das cadelas,
 explicação e duvidas frequentes,
esse post ira responder todas as suas duvidas sobre o cio,
por favor se você ainda estiver em duvida, comente


e entao ta curioso? entao clique em leia mais e veja o resto do post :) 




Como saber que a cadela entrou no cio?
As alterações mais evidentes são o inchaço da vulva e o corrimento ou sangramento. Mas em alguns animais observa-se também micção frequente (a fêmea faz xixi mais vezes) e alterações de comportamento.

Alguns animais apresentam o cio silencioso, isto é, sem qualquer um desses sinais descritos. Nestes casos, a identificação do cio só ocorre quando a fêmea aceita o macho, ou por citologia vaginal ou por dosagem hormonal.

Quando minha cadela terá o 1º cio?
Normalmente as cadelas tem o primeiro cio entre 6 e 8 meses de vida. Porém pode existir uma variação individual, podendo demorar até 12 a 15 meses para o 1º cio.

De quanto em quanto tempo ocorre o cio?
Na maioria das cadelas, o cio ocorre a cada 6 meses, porém isso pode variar para intervalos mais curtos ou mais longos entre os ciclos. Cadelas idosas tendem a ter um intervalo entre cios maior, porém não existe a menopausa.

Cadela no cio pode tomar banho e passear?
Sim. Não há contra indicações para banhos, tosas e passeios. Mas deve-se ter uma atenção especial para que nenhum macho faça a cobertura e assim ocorra uma gravidez indesejada.

Cadela que cruza no 1º cio pode engravidar?
Desde o 1º cio pode ocorrer gestação. Porém, recomenda-se que o primeiro cruzamento ocorra no 3º cio, pois é quando a cadela está com seu aparelho reprodutivo completamente formado e preparado.


Posso cruzar minha cadela em todos os cios?
A cadela é capaz de engravidar em todos os cios, porém o ideal é deixar que a cadela descanse no cio seguinte ao cruzamento, já que durante a gravidez, o parto e a amamentação existe um enorme desgaste da cadela.

Existe anticoncepcional para cadela?
Se não é de seu interesse cruzar sua cadelinha, castrar é a melhor opção. Medicamentos que interrompem o cio existem, porém o uso frequente dessas medicações podem predispor o animal ao câncer e outras doenças do aparelho reprodutivo.

A castração, além de se evitar o cio e uma gravidez indesejada, diminui consideravelmente as chances de o animal desenvolver tumores de mama e infecções uterinas.

E se você pensa em cruzar sua cadela, antes informe-se sobre os cuidados e custos com a mãe e os filhotes durante e pós gestação e assegure-se de que os filhotes terão destino de confiança.


Observação: diferentemente do que muitas pessoas pensam, cães machos não tem cio.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

jaqueline disse...

ah que isso guria (:
eu gosto quando comentam em posts antigos

*--*
bjus!

Bia Carvalho disse...

oi isa[vou começar a te chamar de isa :D]!vi seu comentario no meu blog perguntando como eu e a amanda conseguimos mudar a barra de rolagem do blogger e vim aqui te mandar tutorias de como mudar!

barra de rolagem redonda:http://gaarota-independente.blogspot.com/2012/02/barra-de-rolagem-colorida.html

barra de rolagem quadrada:http://isjackiezzdream.blogspot.com/2011/08/barra-de-rolagem-colorida.html

barra de rolagem animada[igual tinha naquele ultimo lay azul do blog!]:http://deboramoraiss.blogspot.com/2011/09/barra-de-rolagem-personalizada-tipo-2.html

barra de rolagem redonda com sombra:http://kelly-club.blogspot.com/2012/02/como-personalizar-barra-de-rolagem.html

espero ter te ajudado!!eu so não sei fazer aquela barra de rolagem que a amanda[hihi]!eu vou perguntar pra ela e depois te falo!!!

o.b.s:voce sabe de alguem que possa fazer da equipe do meu blog??a pessoa tem que ser organizada,responsavel,e nunca e nunca copiar nada de ninguem[plagio :/]

se souber me fala!!

Bjs!

http://gaarota-independente.blogspot.com

Bia Carvalho disse...

flor eu perguntei pra amanda!o tuto da barra ta bem aqui:http://www.ecleticus.com/2011/08/barra-de-rolagem-personalizada-part-ii.html

Bjs!

' Deniise S2 Vagneer disse...

oiee td benn ?

vou colocar o seu novo banner la no meu blog, depois da uma olhada la, bjoo

Postar um comentário